Ansiedade.com

Informe-se aqui sobre a ansiedade

Perturbação ansiosa social

Anteriormente denominada fobia social, a perturbação ansiosa social é caracterizada pelo medo de ser escrutinado e negativamente avaliado por outros. Pode manifestar-se como medo de falar em público, de actuar, de participar em eventos sociais, de utilizar casas de banho públicas ou de escrever o nome em público. Os doentes podem abordar situações sociais com ansiedade considerável ou podem evitá-las a todo o custo. Tal como a maior parte das pessoas com fobias, os doentes com uma perturbação ansiosa social reconhecem que o seu medo é excessivo.

Nesta perturbação, o “desvio de auto-atribuição” encontra-se invertido: geralmente, as pessoas atribuem a si próprias o mérito quando as suas interacções sociais são bem sucedidas e culpam os outros quando não o são. Os doentes com uma perturbação ansiosa social irão atribuir o mérito dum discurso bem sucedido a uma boa audiência mas culpam-se a si próprios por ocorrências menos bem sucedidas.

A perturbação ansiosa social é a perturbação ansiosa com início mais precoce e está associada a um nível educacional mais baixo, geralmente devido ao facto das pessoas afectadas acharem difícil tolerar o meio social escolar. Está também associada a um pior desempenho no emprego, provavelmente devido ao facto das posições de responsabilidade geralmente requererem a supervisão de outros e a necessidade de falar em frente de grupos.